ceres-faraco

Ceres Faraco
Presidente do IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal

Organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), o IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal será realizado entre os dias 18 e 20 de abril, em Porto Alegre.

A capital gaúcha será, neste período, o principal espaço mundial para dialogar com os princípios e debater profundamente questões que envolvam a implicação da dor em animais nos diversos procedimentos e suas consequências em várias espécies.

O evento tem como tema  “Bem-estar e dor: interesse em não sofrer”. Neste sentido, está inserido em uma perspectiva global sobre o bem-estar animal como princípio norteador das ações humanas com os animais.

Será um importante espaço para discutir, reavaliar e, se necessário, aprimorar os procedimentos veterinários.  Os debates se basearão na premissa de que, ao melhorar o bem-estar animal, o bem-estar humano e ambiental também serão afetados positivamente. Para haver avanços, tem que se ter um olhar para o todo, uma visão holística e não reducionista.

Espera-se importantes interlocuções com renomados pesquisadores nacionais e internacionais. As discussões certamente trarão benefícios inestimáveis para a evolução da ciência do Bem-estar animal em nosso país. Um debate valioso e necessário para o Brasil, a América Latina e o mundo.

Para ilustrar a amplitude e variabilidade temática do evento, podemos mencionar palestras como: Prevenção da dor: razões e emoções; Dor e Procedimentos em Animais de Laboratório; Dor e Procedimentos em Animais Selvagens; Consequências da Dor e Indicadores em Animais de Produção; Avaliação de Indicadores da Dor em Cães e Gatos; Viabilidade Econômica dos Avanços em Bem-estar Animal; e Conflitos entre Normas que Afetam o Avanço em Bem-estar.

O Congresso receberá estudantes e profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia. Desde aqueles que já têm contato ou atuam na área de bem-estar animal, como outros que desejam conhecer um pouco mais sobre como aprimorar suas práticas. Espera-se orientar os colegas sob as abordagens mais recentes do tema em congruência com o contexto econômico e social em todo o mundo, e não apenas no Brasil. Vamos mostrar à sociedade que os médicos veterinários e zootecnistas observam a questão da inserção dos animais no cotidiano humano sob vários aspectos. Os profissionais analisam da economia ao bem-estar, compondo a noção de bem-estar único, que nos capacita, valoriza e destaca a competência na amplitude da atuação profissional.

A cidade acolhedora de Porto Alegre foi escolhida por ser uma das metrópoles brasileiras mais internacionais que não perdeu de vista a qualidade de vida. Há uma preocupação com a sustentabilidade e isto se reflete no fato de estar entre as cidades mais arborizadas do país e a segunda capital com a maior área rural preservada. Porto Alegre é um polo de conhecimento que inicia debates em bem-estar animal e está alinhado a uma ampla tradição estadual em produção animal.

As expectativas são muitas e novos conhecimentos esperam por você! Venha descobrir e aprender com pesquisadores e profissionais renomados os avanços na área e as mais recentes questões sobre bem-estar e dor nos animais.

Contamos com sua presença!