Porto Alegre – A cidade

Portão de entrada de turistas no Estado e a apenas 120 quilômetros da aprazível Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado pólo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil.

A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos.

A cidade, que é capaz de produzir e sediar eventos de grande porte, com expressão nacional e internacional, é também a capital que projetou do Estado do Rio Grande do Sul para o mundo jogadores de futebol como Ronaldinho e Pato, campeões olímpicos como Daiane dos Santos e João Derly, e celebridades como a übermodel Gisele Bündchen.

Hoje, com 1.415.237 habitantes, a capital gaúcha é um polo de comércio de bens e serviços por excelência e de avançada tecnologia. Ligada por fibra ótica, a cidade oferece a maior rede de WiFi Zones do Brasil que permite a conexão sem fio totalmente gratuita com a web a partir de prédios e parques públicos e seus entornos, incluindo bares, restaurantes e hotéis.

Centro econômico, financeiro, político, cultural e administrativo das 31 cidades-satélites da Região Metropolitana de Porto Alegre, de 3,9 milhões de habitantes, acima de tudo Porto Alegre tem uma das melhores qualidades de vida do Brasil.

Fonte:  http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/default.php?p_secao=256

Clima

O clima de Porto Alegre é subtropical úmido. Apresenta as quatro estações do ano, embora por situar-se numa zona de transição, tenha como característica a grande variabilidade dos elementos do tempo meteorológico.

Temperatura – Média anual de 19,5ºC.

  • Outono (março a junho) – Entre 10ºC e 25ºC.
  • Inverno (junho a setembro) – Entre 2ºC e 20ºC.
  • Primavera (setembro a dezembro) – Entre 15ºC e 30ºC.
  • Verão (dezembro a março) – Entre 25ºC e 35ºC.