*Palestrantes sujeitos a alterações

Fernanda Vieira

fernanda-vieira

Gerente de Programas do departamento de Proteção aos Animais de Produção da Humane Society International (HSI) do Brasil, uma das maiores ONGs globais de proteção animal. Trabalha com o setor alimentício no Brasil na adoção e implementação de políticas de bem-estar animal e de responsabilidade social corporativa. Zootecnista e mestre em produção animal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e doutora pela ESALQ/USP com ênfase em Bem-estar Animal.

 

Mike Mendl

mike-mendlCom diploma em Ciências Naturais da Universidade de Cambridge, Mike Mendl estuda a área de comportamento aplicado e bem-estar animal e atua na Escola de Veterinária da Universidade de Bristol. O professor e pesquisador tem feito relevantes contribuições científicas para o estudo da cognição, emoção, desenvolvimento, individualidade e comportamento social em animais domésticos (porcos, cães, ratos, ovelhas), com vista a utilizar estas informações para melhorar o bem-estar animal, e em suas aplicações: que incluem a relação entre habitação e procedimentos zootécnicos e para a saúde e bem-estar das propriedades agrícolas, animais de laboratório e comportamento anormal como por exemplo a caudofagia em suínos.

James Serpell

james-serpellSerpell é professor de Ética e Bem-Estar Animal na Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia. Tem bacharel em zoologia pela University College de Londres, com doutorado em comportamento animal da Universidade de Liverpool. Seu trabalho concentra-se no comportamento e bem-estar de cães e gatos, o desenvolvimento de atitudes humanas em relação aos animais, e a história e o impacto das relações homem-animal. Publicou mais de 100 artigos e capítulos de livros sobre o assunto Ele também é autor, editor ou co-editor de vários livros, incluindo Animais e Sociedade Humana: Mudando Perspectivas (1994), O Cão Doméstico: Sua Evolução, Comportamento & Interactions with People (1995), Na Companhia de Animais (1996), e Companion Animals & Us (2000).

Fabio Futema 

fabio-futemaGraduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado e doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Paulista e da Universidade Guarulhos, líder de grupo de pesquisa CNPq/UnG e coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade de Guarulhos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Anestesia regional, bloqueios periféricos e do neuro-eixo, bloqueio do plexo braquial, raquianestesia, peridural, Anestesia por tumescência, bloqueios odontológicos, analgesia e anestesia em animais selvagens e bloqueios anestésicos, acessos vasculares e procedimentos de emergência guiados pelo ultrassom.

Paul Flecknell

paul-flecknellIniciou a carreira como clinico veterinário e se dedicou a pesquisas médicas no Centro de Pesquisa Clínica, em Londres, Inglaterra. Com doutorado em fisiologia, foi para Newcastle, onde desenvolveu pesquisas sobre a ciência que sustenta o bem-estar animal.

É cirurgião veterinário responsável pela gestão geral dos laboratórios de investigação universitária na Newcastle University e de um grupo de pesquisa ligada à melhoria do bem-estar dos animais de laboratório no Instituto de Neurociência da mesma universidade.

Ian Duncan  

ian-duncanProfessor emérito da Universidade de Guelph, no Canadá e referência mundial em bem-estar animal, o escocês preconiza em duas pesquisas que o bem-estar existe quanto mais próximo o animal está de seu comportamento natural. Nos anos 1980, responsabilizou-se pelo tema junto à Comissão Europeia e foi pioneiro na abordagem da senciência nos animais. Apesar da amplitude, suas pesquisas aprofundaram-se no bem-estar de aves de produção. Ele já publicou mais de 150 trabalhos científicos e 20 capítulos de livros relacionados ao bem-estar animal.

Rita Leal Paixão

rita-leal-paixa%cc%83oPossui graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) e em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. Paixão também é graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, é professora Associada IV na Universidade Federal Fluminense e atua no programa de pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS- UFF, UFRJ, FIOCRUZ, UERJ), como orientadora de mestrado e doutorado.

Alberto Neves Costa                  

alberto-neves-costaGraduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com mestrado em Zootecnia pela Escola de Veterinária da UFMG; PhD em Reproductive Physiology – Leeds Metropolitan University, Inglaterra e Pós-doutorado pelo Colégio de Medicina Veterinária da Universidade de Minnesota, Estados Unidos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em fisiologia e manejo reprodutivo, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, bioética, bem-estar animal e desempenho reprodutivo e produtivo de suínos.

Xavier Manteca

xavier-mantecaCom licenciatura e doutorado em Veterinária na Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), Manteca é mestre em Comportamento Animal Aplicado e Bem-estar animal na Universidade de Edimburgo (Escócia). Ele é diplomado pelo Colégio Europeu de Bem-estar Animal e Medicina do Comportamento (ECAWBM). Atualmente, é catedrático do Departamento de Ciência Animal e dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da UAB.

Suas principais linhas de investigação tratam de comportamento e bem-estar dos animais de produção. Ele é membro de vários grupos de trabalho sobre saúde e bem-estar animal na Comunidade Europeia sobre Segurança Alimentar. Publicou mais de 100 artigos em revistas internacionais de prestigio, livros e capítulos de em suas áreas temáticas.

Stelio Pacca Loureiro Luna

stelioPossui graduação em Medicina Veterinária pela Unesp, Campus de Botucatu (SP) e residência e mestrado em Anestesiologia Veterinária na mesma instituição, PhD pela Universidade de Cambridge, Inglaterra e Livre Docência pela Unesp, Campus de Botucatu, onde atua também como docente. É especialista em Anestesiologia Veterinária pelo CFMV e Acupunturista Veterinário Certificado pela Sociedade Internacional de Acupuntura- EUA. Atua na área de Anestesiologia Animal, com enfoque em avaliação e controle da dor, acupuntura, bem-estar animal e bioética. Realiza trabalho de extensão na área de controle populacional de cães e gatos, sob a forma de cursos práticos de contracepção cirúrgica e educação nas escolas do município de Botucatu. É líder do grupo de pesquisa NAVE (Núcleo de Anestesiologia Veterinária) junto ao CNPq.

Robert Young

robert-youngPossui graduação em biologia (Bsc Hons) pela University of Nottingham e doutorado em comportamento animal (PhD) pela University of Edinburgh, ambas instituições na Grã-Bretanha. Atualmente é “Chair of Wildlife Conservation” na Universidade Salford de Manchester, membro do conselho editorial da publicação Applied Animal Behaviour Science e consultor científico da BBC – Natural History Unit. Além disso, ele é revisor de várias publicações nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em comportamento animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento animal aplicado, conservação, história natural, bem-estar animal e ecologia urbana.

Augusto Gameiro

augusto-gameiroDoutor e mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Atuou como pesquisador científico e professor convidado da esquipe CONCEPTS (Concilier Environnement et Productions dans les Territoires Agricoles et les Supply Chains), na França. É engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É professor associado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). Coordenador do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE/FMVZ). Pesquisador convidado do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da USP (ESALQ-LOG/USP). Trabalhou no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), na Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/FEA/USP) e no Banco do Brasil.

Fernanda Medeiros

fernanda-medeirosAdvogada graduada em Ciências Jurídicas e mestre em Direito Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutorado em Direito e pós-doutorado em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Direito e Sociedade do UNILASALLE. Tem experiência em Direito Ambiental e dos Animais, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente na proteção do meio ambiente, especialmente, na questão da fauna. Autora e organizadora de diversas obras na temáticas ambientais.

Adroaldo José Zanella

adroal

Foi o primeiro médico veterinário do mundo com doutorado em bem-estar animal. Doutor pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Pós-doutorado, na Alemanha, na Ludwig-Maximilians-Universität München. Responsável pelo programa de Comportamento e Bem-Estar Animal na Michigan State University. Em 2006, assumiu a cátedra de bem-estar animal na Norwegian School of Veterinary Science, Oslo, Noruega. Criou o programa de ensino e pesquisa em bem-estar animal e, logo depois, de bem-estar e saúde animal no Scotlands Rural College (SRUC) em Edimburgo, Escócia.

 Coordenou o projeto AWIN, financiado pela União Europeia, para desenvolver protocolos científicos de avaliação de bem-estar animal. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desiderio Finamor, EMATER-ACARESC. É professor da  Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Formado em Medicina Veterinária na PUC – Uruguaiana, RS.

Richard B. Huneke

0u0a1478-edit

Ele é diretor executivo de Recursos de Animais de Laboratórios e Médico Veterinário da Universidade de Drexel na Filadelfia, Pennsylvania, USA.  É também diretor associado do Programa de Mestrado em Ciência de Animais de Laboratório e professor no Departamento de Micobriologia e Imunologia.
Graduado em Medicina Veterinária na Virginia-Maryland Regional College of Medicine em Blacksburg, Virginia e Mestre em Saúde Pública (MPH) pelo Johns Hopkins University School of Public Health. Fellowship de pós-doutorado na Johns Hopkins University School of Medicine em Medicina de Animais de Laboratório.
Richard tem mais de 30 anos de experiência com conhecimento em cuidados clínicos e prevenção de doenças, supervisão, design e gerenciamento de estrutura, desenvolvimento de modelos animais, IACUC e regulamentações e biossegurança em ambientes farmacêuticos e acreditados pela AAALAC.

*Moderadores sujeitos a alterações

Ingrid Bueno Atayde

ingrid

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2003; 2008), é especialista em EaD pela Universidade de Brasília – UnB (2009).

Atualmente é médica veterinária acupunturista autônoma. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em neuromodulação e acupuntura, atuando principalmente nos seguintes temas: neurofisiologia, dor, clínica geral, reabilitação, comportamento, cães. Atua ainda em desenvolvimento humano com base em Neurociências, psicologias positiva, social e cognitiva. Conselheira suplente do CRMV-GO.

Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa

mateus

Mateus Paranhos da Costa é formado em Zootecnia na Universidade Estadual Paulista (1981), tem especialização em Comportamento Animal pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Zootecnia na Universidade Estadual Paulista, doutorado em Psicobiologia na Universidade de são Paulo (1995) e pós-doutorado em Bem-Estar Animal na Universidade de Cambridge (1999). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP, campus de Jaboticabal. Ele foi pesquisador visitante (de Outubro de 2009 a Março de 2010), na sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma (Itália) e membro do Comité de Bem-Estar Animal e Educação (2009 a 2010) da Unidade de Bem-Estar animal da Diretoria Geral de Saúde e Atenção ao Consumidor da União Europeia (DG SANCO), da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase nas áreas de Ecologia e Etologia dos Animais Domésticos e Bem-Estar Animal.

Paloma Lucin Bosso

paloma-bosso

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2004), pós-graduação (lato sensu) em Manejo de Animais Silvestres pelo IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e pós-graduação (sricto sensu – mestrado) pelo Laboratório de Bem-estar Animal (LABEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias (2016).

Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento e Bem-estar de Animais Silvestres, atuando em atividades de enriquecimento ambiental e condicionamento operante.

José Ricardo de Figueiredo

jose

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa(1989), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa(1991) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade de Liege – Belgica(1995). Atualmente é Professor Adjunto XII da Universidade Estadual do Ceará, Responsável técnico-LAMOFOPA-FAVET-UECE da Universidade Estadual do Ceará, Membro de comitê de ética da FAVET da Universidade Estadual do Ceará, Membro de assessoramento e avaliação do Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Membro de comissão de avaliação do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas:Isolamento, cultivo, Folículos pré-antrais, Bovinos.

Maria Jose Hötzel

maria

Graduação em Medicina Veterinária e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e PhD na University of Western Australia. Atualmente sou professora classe Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolvo atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal, junto ao Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural e o Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, e através de colaborações internacionais. O meu trabalho visa o desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis, através da compreensão e melhoria do bem-estar dos animais no contexto das várias implicações éticas, ambientais, sociais e econômicas das práticas e dos sistemas de criação e produção animal.

Denise Pereira Leme

denise

Possuo graduação (1993), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com período do doutorado realizado na University of California, Davis, EUA . Atualmente sou Professora Adjunto IV do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina. Tenho experiência em fisiologia e reprodução de garanhões. Participo do grupo de pesquisa Morfofisiologia da Lontra longicaudis. Coordeno o Núcleo de Equideocultura e Bem-estar de Equinos (NEBEq) do Laboratório de Etologia e Bem-estar Animal (LETA) da UFSC, onde oriento predominantemente trabalhos acadêmicos, dissertações, pesquisas e projetos de extensão sobre os temas equinocultura, etologia e bem-estar de equinos.